O saldo das doações de Campanha deve ser destinado a:

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

REFORMA DO ESTATUTO: A LUTA CONTINUA

Os integrantes do GENESI – Grupo de Estudos do Novo Estatuto do Sinafresp – condenam veementemente a indecorosa manobra engendrada pela Diretoria do Sindicato para impedir a necessária Reforma do Estatuto de nossa Entidade. Pressionada pela Classe a convocar uma AGE para discutir e aprovar o novo Estatuto, a Diretoria do SINAFRESP não teve pudor em afrontar os mais de 1.000 colegas que subscreveram o Abaixo Assinado e atirou essa AGE – que não poderia recusar - para uma manhã de 3ª.feira (15/09) e em um bairro distante e de difícil acesso.
Maquiavelicamente, a cúpula do Sindicato avaliou com acerto que, em se tratando de dia útil, seria muito difícil aos colegas abandonarem os locais de trabalho para ir à AGE, principalmente os localizados nos pontos mais distantes do Estado, estes com a agravante do sacrifício de terem de partir no meio da madrugada para chegar a tempo à reunião. Maliciosamente, alguns no local ainda tripudiaram e procuraram inverter a responsabilidade pela falta de quorum, dizendo que resultou de “desinteresse e apatia da Classe”, que “assinar o AA é fácil, mas na hora da AGE ninguém vai”.
O condenável comportamento da Diretoria teve a agravante de também descumprir o decidido em reunião do Conselho de Representantes poucos dias antes, quando se definiu que a AGE do Estatuto seria realizada no dia 12/09, um sábado, como é tradicional no Sindicato. Para tentar justificar a nova data, a Diretoria não hesitou em cometer outro desrespeito à inteligência da Classe: o tema da PEC do Subteto, que o Sindicato mantinha há mais de ano esquecido em suas gavetas, foi desencavado às pressas e colocado, agora como tema prioritário, em outra AGE improvisada para o sábado, dia 12/09, com o único propósito de empurrar a AGE do Estatuto para um dia útil, como ocorreu.
E não poderia ser mais desastroso o resultado dessa manobra irresponsável, tentando manipular a angústia da Classe em relação ao congelamento do teto remuneratório. Como todos perceberam que não havia qualquer fato novo que justificasse a AGE e que ela não passava de artifício para sabotar a AGE do Estatuto, faltou quorum também à AGE da PEC, fragilizando as reivindicações da Classe junto à Administração.
Infelizmente, a deplorável atitude da Diretoria tem amparo e proteção no Estatuto atual do SINAFRESP e nada pode a Classe fazer a respeito. Isso demonstra, de forma cabal, a necessidade real de se reformar o Estatuto, para restringir o poder autoritário da Diretoria, fortalecer o papel do Conselho de Representantes, garantir o cumprimento das decisões das AGEs, dar transparência às ações da Entidade, democratizar e facilitar a participação dos associados na vida do Sindicato e dar fim à impunidade de quem não assumir suas responsabilidades para com a Classe. Enfim, é preciso reformar o Estatuto para que o Sindicato trabalhe, de fato, para atender as necessidades e reivindicações da Classe, e faça isso com empenho e competência. São essas mudanças que a Direção do Sindicato tenta evitar e contra as quais empenha todos os seus esforços.

O GENESI, nesta oportunidade, quer também cumprimentar e se solidarizar aos demais colegas, principalmente do Conselho de Representantes, que, como nós, investiram horas e horas de seus momentos de lazer e do convívio familiar para estudar e elaborar outras propostas de aperfeiçoamento de nosso Estatuto. Estamos certos de que esse trabalho não foi perdido, nem inútil e será retomado na oportunidade devida.

De nossa parte, os integrantes do GENESI reforçam seu firme compromisso junto à Classe de não esmorecer e continuar lutando pela reforma de nosso Estatuto e para que sua aprovação ocorra ainda no primeiro semestre de 2010.

São Paulo, 16 de setembro de 2009

GENESI - Grupo de Estudos do Novo Estatuto do Sinafresp
(em ordem alfabética)
Gilson de Souza Takeya
Ivan Netto Moreno
Jorge Luis Breder
José Roberto da Costa dos Santos
Marco Aurélio Meira Garcia
Miriam Arado
Theo Franco
Waldir Franco Randone

Leia mais sobre o tema Estatuto:

=> NOVO ESTATUTO - QUADRO COMPARATIVO DAS PROPOSTAS

=> PLANO DE TRABALHO - 2-Reforma do Estatuto




1 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente esta situação é muit vergonhosa.

17/9/09 15:34

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para nós!
Se preferir, utilize o email: chapa@superacao2010.com.br